A Cúpula ecologista-fofinha

Foto: João Girão/Global Imagens

Portugal é um dos campeões da dívida pública (mais de 120% do PIB). Os contribuintes pagam neste momento mais de 7 mil milhões de euros apenas para pagar os juros dessa dívida.

Naquele que é o maior governo de sempre, os ministros e seus gabinetes vão gastar mais 9 milhões de euros do que em 2019, ultrapassando os 73 milhões de euros em 2020 (ver dinheiro vivo)

O primeiro-ministro António Costa, anunciou que para além dos carros topo de gama e motoristas pagos a peso de ouro (ver Correio da Manha) os contribuintes irão ter de pagar ainda mais.

"A partir de 1 de Fevereiro, todos os ministros só circularão em Lisboa e na área metropolitana em viaturas eléctricas, anunciou este sábado o primeiro-ministro" (ver Público)

Os portugueses irão pagar mais um (!) automóvel. Mas é por uma boa causa - para António Costa e a restante Cúpula de Lesboa parecer ecologista-fofinha e se sentir bem consigo própria.

Mas calma!... é só em Lisboa. Porque no resto do país, os portugueses podem bem inalar o dióxido e monóxido de carbono produzido pelos motores de alta cilindrada das comitivas governamentais.

O Governo socialista de José Sócrates gastou milhões na construção da rede mobi.e de carregamento de veículos eléctricos - que neste momento tem mais de 600 postos (ver Jornal de Notícias).

Esses postos estão espalhados por todo o país (ver mapa na UVE). Se assim é, porque razão a medida só se aplica na área metropolitana de Lisboa? O resto é paisagem, bem sabemos.

Comments

Popular posts from this blog

Maria João Avillez diz o que a Cúpula pensa

Persona non grata